Como se faz um buril

O buril é uma ferramenta cortante pequena usada para cravação de pedra, texturas e aplicações de embelezamentos decorativos e gravura à mão. Está entre as ferramentas mais úteis a um joalheiro.
Os passos exigidos para preparar um buril novo incluem montagem, classificação, molde e armazenamento.
Para preparar e manter corretamente os buris, sem perigo, exige trabalho, técnica própria e tempo.
Alguns passos para preparar buris, são:ticor e 24k ouro embute.
Active Image

Os buris estão disponíveis em várias formas. Os mais comumente usados pelos cravadores são o onglette, liso fundo, círculo, faca e navio. Cada forma tem seis ou mais tamanhos para uma variedade de aplicações. Várias cabos (normalmente uma bola pintada) e tamanhos estão disponíveis.
Active Image

Os buris não estão prontos para uso como fornecido. A preparação inclui modificação, montagem e afiação. A fotografia mostra três detalhes: a marca (que é feita em aço HSS e a forma/tamanho (onglette).
Active Image

O primeiro passo para montar um buril é reduzir o tamanho do amolador para facilitar a montagem. Então faça um furo de 5 mm na bola de madeira com aproximadamente 60% de sua profundidade. Coloque o buril na bancada e bata no cabo redondo com um martelo.


Active Image

Depois que estiver montado, coloque o buril na palma de sua mão e veja se fica bem nos dedos.


Active Image


Coloque o buril, expondo a parte da faca a ser removida. Usando um martelo, quebre para fora a pronta do buril. Para este passo, use óculos de segurança e golpeie a faca longe de você. Não faça isto em uma sala com outras pessoas.


Active Image

A redução da área requer afiação e polimento do corte, esmere 2 mm para fora do ponto. Periodicamente imirja o buril em água para esfriar durante este passo. Aquecendo demais causa perda da tempera da ferramenta e força o ponto.


Active Image

Complete a moldagem do ponto e use uma roda esmeril. Para o último passo de moldagem, esmere com uma ferramenta esmeril.

Active Image


Use uma roda cerâmica média de polir para remover as marcas da área. Estas rodas podem ser usadas a 28000 rpm, sendo ideais as de 45000 rpm. A maioria dos cabos flexíveis tem uma velocidade de 15000 a 18000 rpm.


Active Image

Para afiar, use uma pedra branca para criar um ângulo preciso. A seguir, use uma pedra natural Arkansas para criar a extremidade cortante final.


Active Image

Você deve usar óleo para lubrificar a superfície da pedra para facilitar o processo de afiação. Depois de cada passo do afiar, force o buril em uma peça pequena para remover o metal brilhoso.

Active Image

Para identificação fácil depois do buril montado, esmere uma área pequena, plana na parte traseira do cabo bola. Deixe o processo de esmeril "queimar" a superfície da madeira, tornando-o escuro.


Active Image

Use uma broca de bola pequena para escrever o número do buril na porção plana queimada da cabo de bola.

Active Image

Mantenha seu buril afiado. Um buril bruto ou preparado com um ponto impróprio cortante pode tirar a superfície de trabalho e cinzelar ou outro objetivo não intencional. Se armazenar os buris em uma gaveta, sempre proteja o lugar do ponto (como uma cortiça).


Active Image


Esta fotografia mostra um buril acabado e sua faca. Preparar buris requer tempo, mas compensa quando usar suas ferramentas corretamente preparadas.

Buris de aço de alta velocidade, como este, asseguram uma extremidade cortante consideravelmente mais longa que buris de aço de carbono. O custo de aço HSS é ligeiramente mais alto mas é um bom investimento.

Curtir no Facebook

Joalheiros.NET

Escola de Joalheria e Ourivesaria
Av. República Argentina, 452 ● Curitiba ● PR
(41) 3342-5554 ● WhatApp 41 99115-5222