Tratamento de ametista e citrino por calor

A ametista e o citrino são variedades semelhantes das espécies de quartzo. Da ametista púrpura a lavanda e amarela ao citrino laranja, os consumidores tem muita escolha. Uma mina na Bolívia produz ametista combinada com ametista e citrino em uma só pedra preciosa.
A ametista e o citrino são apreciados desde tempos bíblicos. Anos atrás, os peritos de pedra preciosa encontraram no aquecimento controlado uma forma de alterar a cor da ametista e citrino, criando sombras interessantes.
A natureza produz as mesmas sombras de ametista e citrino que o tratamento por calor cria, e é difícil determinar se a cor é natural ou induzida por calor. As inclusões podem se expandir sob o controle de calor, causando fraturas minuciosas na pedra. A maioria dos gemologistas concorda que é de bom alvitre avisar que o quartzo foi tratado. É ainda melhor que todo o cliente saiba que a maioria das cores da ametista e citrino são aumentadas por calor.
Conhecendo os tratamentos
Explicando aos clientes que o tratamento por calor afeta ametista e citrino. Simplesmente relacionar o que acontece.
Às vezes, as ametistas naturais muito escuras são aquecidas e produzem sombras mais claras. Isto as fazem mais desejáveis e também permitem cores mais consistentes que podem ser combinadas com diversas jóias.
A ametista roxa muito clara ao ser aquecida produz citrino e, pelo menos, quartzo verde.
Se a ametista contém zoneamento de cor, (uma concentração de cor que conforma aos padrões de crescimento cristalográfico), estas áreas podem mudar para cores mais dramáticas.
Advertências especiais
A ametista e citrino têm a dureza 7 na escala Mohs, o que é uma dureza boa. Os resultados de tratamento por calor nestas pedras preciosas são considerados estáveis e permanentes na maioria das condições e não requerem nenhum cuidado especial quanto ao uso. Mas por causa da suscetibilidade das pedras preciosas tratadas por aquecimento, não devem ser limpas por vapor. Use uma escova de dente ou pano de limpeza macio.
Também, se preocupe os vigiar de calor no processo de colocação.
Conselho para vendedores
Aprenda as políticas de sua loja para explicar tratamento por calor da ametista e citrino aos clientes. Se estiver inseguro sobre o que dizer, pergunte ao gerente da loja ou ao proprietário.
Também dê ao seu cliente uma declaração escrita que explica que a maioria das ametistas e citrinos é tratada por calor.
Considerações legais
O comércio considera o tratamento por calor da ametista e citrino é permanente e estável sob a maioria das condições. Mas é sábio revelar qualquer tratamento ou melhoramento que alteram a cor de uma pedra preciosa.
A revelação completa ao cliente é importante porque as leis do consumidor permitem que as pessoas processem ao se sentirem que não foram corretamente aconselhadas quanto aos cuidados e proteção.
Deixando-os saber antes de comprarem, evita-se surpresas desagradáveis depois. Faça essa revelação em sua apresentação de vendas com sinceridade e honestidade.
Os Guias FTC dizem sobre tratamentos de gemas:
"É injusto ou enganoso não revelar que uma gema foi tratado de qualquer maneira que esse tratamento não é permanente ou cria exigências de cuidados especiais, e não revelar que o tratamento não é permanente, se for o caso. Os seguintes exemplos de tratamentos que devem ser revelados, porque eles normalmente não são permanentes ou criam exigências de cuidado especiais: cobertura, impregnação, irradiação, aquecimento, uso de bombardeio nuclear, aplicação de óleo colorido ou incolor ou epoxy, como resinas, cera, plástico, ou vidro, difusão de superfície, ou tingimento. Esta revelação deve ser feita no ponto de venda, a não ser que a revelação seja feita em qualquer requerimento quando o produto é comprado sem visto (por exemplo, mala direta, catálogo, serviços online), e no caso de compra por programa televisado no ar. Se houver exigências de cuidados especiais para uma gema por ser uma gema tratada, é recomendado que o vendedor revele as exigências dos cuidados especiais ao comprador".

Curtir no Facebook

Joalheiros.NET

Escola de Joalheria e Ourivesaria
Av. República Argentina, 452 ● Curitiba ● PR
(41) 3342-5554 ● WhatApp 41 99115-5222