Tratamento da água marinha por calor


A água marinha deriva seu nome do mar. Os entusiastas dessa pedra ficaram encantados com a cor azul esverdeada da gema igual a do oceano. Depois, quando aprenderam que a água marinha ligeiramente esverdeada perde o componente esverdeado quando é tratada por calor, a demanda de mercado para este mais puro azul avançou.
Hoje, o azul é a cor preferida.
Apresentando os melhoramentos
Algumas localidades produzem pedras preciosas azuis. Gemologicamente, é difícil de determinar porque a água marinha aquecida a 150º ou mais, torna-se mais azul.
Lembre-se que a água marinha é aquecida para cumprir uma preferência de mercado para cor azul, e para obter outros melhoramentos.
A maioria das água marinhas é relativamente destituída de inclusões assim podem ser aquecidas para um melhoramento efetivo. As inclusões em pedras preciosas que são freqüentemente aquecidas se expandem e criam discos como fraturas ou outras anomalias. Em geral, água marinha forma os mais puros cristais da pedra preciosa não enfrenta este problema.
Devido a maioria das água marinhas azuis ser tratada por calor e o mercado preferir o azul, estas pedras preciosas geralmente são mais caras que as outras sem tratamento e mais verdes.
Advertências especiais
Com uma dureza na escala Mohs de 7.5-8, as água marinhas estão entre as pedras as gemas mais elásticas, amplamente prontas para uso em anéis ou pendentes.
A mudança da cor induzida pelo aquecimento não desaparece com o passar do tempo e não requer nenhuma atenção especial.
A maioria das água-marinhas pode ser colocada em um limpador ultra-sônico a menos que tenham fraturas ou inclusões. Nesse caso, uma escova de dente e água quente funcionará muito bem.
Considerações legais
O comércio considera que o tratamento por calor da água-marinha é permanente, e os melhoramentos realizados não necessitam de cuidados especiais diferentes dos normais.
É importante avisar aos clientes que as gemas passaram por tratamento especial.
Nos USA, as leis americanas permitem processar o cliente se não for revelado esse fato.
Os Guias FTC dizem o seguinte sobre tratamentos de gemas:
"É injusto ou enganoso não revelar que uma gema foi tratado de qualquer maneira que esse tratamento não é permanente ou cria exigências de cuidados especiais, e não revelar que o tratamento não é permanente, se for o caso. Os seguintes exemplos de tratamentos que devem ser revelados, porque eles normalmente não são permanentes ou criam exigências de cuidado especiais: cobertura, impregnação, irradiação, aquecimento, uso de bombardeio nuclear, aplicação de óleo colorido ou incolor ou epoxy, como resinas, cera, plástico, ou vidro, difusão de superfície, ou tingimento. Esta revelação deve ser feita no ponto de venda, a não ser que a revelação seja feita em qualquer requerimento quando o produto é comprado sem visto (por exemplo, mala direta, catálogo, serviços online), e no caso de compra por programa televisado no ar. Se houver exigências de cuidados especiais para uma gema por ser uma gema tratada, é recomendado que o vendedor revele as exigências dos cuidados especiais ao comprador".

Curtir no Facebook

Joalheiros.NET

Escola de Joalheria e Ourivesaria
Av. República Argentina, 452 ● Curitiba ● PR
(41) 3342-5554 ● WhatApp 41 99115-5222