Curiosidades

1. O que é prata de lei ? O que significa prata 835, 925 ...?

As graduações presentes nos objetos de prata indicam o grau de pureza do material. Quanto maior a pureza, mais alto é o número da graduação. A prata em estado puro tem teor 999 ou 1000.
A partir de 80% de pureza, a prata é chamada de lei, expressão que tem origem numa lei portuguesa do séc. XV, promulgada na tentativa de regulamentar a manufatura de prata.
Hoje, utiliza-se na prática esta nomenclatura:

- Prata Baixa: toda aquela que contenha mais de 200 milésimos de liga (cobre).
- Prata de Lei teor 800: contém 20% de liga; é mais usado na Itália.
- Prata de Lei teor 833 ou 10 dinheiros: contém 16% de liga; é mais utilizada em Portugal.
- Prata de Lei teor 835: contém 16% de liga, acrescida de um banho de prata; é mais utilizada na Alemanha e em outros países do leste europeu.
- Prata de Lei teor 916 ou 1º título ou 11 dinheiros: contém 8% de liga; é mais usada em Portugal.
- Prata de Lei teor 925 ou Sterling: contém 7,5% de liga; é a mais utilizada na Inglaterra e a mais conhecida no mundo.
- Prata de Lei teor 958 ou Britannia: utilizada apenas durante o período Queen Anne, de 1697 a 1720, na Inglaterra.



2. Como se limpa prata?

Primeiramente, verifica-se se a peça a ser limpa está protegida por verniz. Nesse caso, deve-se limpá-la com uma flanela macia e seca, sem qualquer abrasivo. Não havendo verniz, deve-se limpá-la com um abrasivo fraco. O mais conhecido entre os nacionais é "Silvo". A seguir, retira-se o produto com uma flanela extra macia para se obter brilho.



3. Como melhor se conserva a prata ?

Para que possa preservar o brilho, a prata exige certos cuidados:

- peças raramente utilizadas: após limpá-las, guarde-as envolvidas por papel em um saco plástico e ainda dentro de caixas apropriadas;
- peças em uso: estas sofrerão oxidação normal em um ambiente externo, devendo apenas ser mantidas limpas, em lugar seco.



4. Por que a prata escurece?

Primeiramente é preciso saber que a prata é sensível ao enxofre, comumente encontrado no ar e mesmo em sua própria liga. É bom lembrar que a maioria das colas (cola branca, cascola, etc.) contém enxofre, por isso deve-se evitar acondicionar a prata em estojos ou gavetas forrados com qualquer material colado (veludo, por exemplo).



5. Como e com quem se restaura objetos em prata?

A restauração de objetos de prata ou banhados é, na maioria dos casos, um processo artezanal, devendo ser efetuado por profissionais especializados.



6. O que é metal prateado?

Metal prateado é todo aquele (ferro, latão, estanho, alpaca) no qual se aplica uma camada de prata (banho de prata) pelo método de galvonoplastia. O maior ou menor tempo dentro desse banho determinará a sua durabilidade.



7.Como identificar a pureza da prata em objetos a serem adquiridos?

Todo objeto em prata de lei, é identificado das gravações com números. Ex: 925, 835 etc; quanto maior o número, maior será a sua pureza.


Curtir no Facebook

Joalheiros.NET

Escola de Joalheria e Ourivesaria
Av. República Argentina, 452 ● Curitiba ● PR
(41) 3342-5554 ● WhatApp 41 99115-5222