Como limpar sua peça de prata

Como dito no post sobre a oxidação da prata, é inevitável que ela escureça como tempo, mas isso não é irreversível. Além de evitar o contato com produtos que aceleram este processo e guardar com cuidado suas jóias é necessário limpá-las regularmente.

Existem bons produtos prontos a venda que facilitam essa tarefa como o Pano Mágico e o Limpa-Pratas Monzí.

O primeiro produto funciona a seco e, ao contrário de uma flanela comum, esta contém agentes químicos em sua composição que auxiliam na limpeza quando esfregada na jóia. Já o segundo é um líquido que deve ser aplicado com um algodão sobre as áreas danificadas.

Mas atenção, a flanela não dura para sempre! Quando os agente químicos de limpeza acabam ela passa a ser uma flanela como qualquer outra e serve apenas para lustrar - compre uma nova para a limpeza.

Ambos são eficientes e o uso de um ou de outro depende da complexidade da peça (o líquido alcança partes que a flanela não alcança) e do quão suja ela está. Muitas vezes é necessário até usar os dois! Passe o líquido, lave com água corrente e seque, se a jóia não estiver totalmente limpa, passe a flanela no final.

Há também soluções caseiras, mas elas não devem ser sua primeira opção pois, podem acabar danificando a peça devido à reação entre a composição química do produto usado e o metal. A pasta de dente, no entanto, pode ser usada sem problemas, desde que não seja em gel. Espalhe e esfregue suavemente com os dedos para não correr o risco de arranhar a peça.

E neste caso também o Pano Mágico pode ser uma boa opção para o acabamento.

Curtir no Facebook

Joalheiros.NET

Escola de Joalheria e Ourivesaria
Av. República Argentina, 452 ● Curitiba ● PR
(41) 3342-5554 ● WhatApp 41 99115-5222